quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Por quê Sustentabilidade?


Para nós, FAMÍLIA ORGÂNICA, Sustentabilidade é uma palavra sagrada porque envolve e integra as mais variadas formas e caminhos nos quais acreditamos para a construção de um mundo diferente.
Quando falamos em “ações sustentáveis” nos remetemos a uma busca constante pela coerência ideal-ação. O único ser desse planeta que cria conceitos para não se destruir é o ser humano... minerais, vegetais e animais não precisam de tanta complexidade em idéias.
Nós sim. Precisamos de idéias que nos movimentem, conceitos que nos renovem, chamados que nos entusiasmem, reflexões que nos transformem. Assim, cada um de nós, da sua melhor forma, quer fazer diferença na vida e “ser a mudança que deseja ver no mundo” (parafraseando Ghandi).
Ao longo dos anos, desde que nasceu a Familia Orgânica, trilhamos diferentes caminhos nos quais sentíamos que nosso trabalho poderia fazer diferença. Começamos tomando a decisão de nos ligar mais ao campo e fomos morar na área rural. Ali começou a experiência de tudo aquilo que vínhamos lendo, estudando e sonhando: cuidar da terra, plantar e colher nosso próprio alimento, criar nossos filhos em contato com a vida em sua mais pura expressão.
Depois veio o incentivo aos vizinhos para cuidar sua terra e produzir seus alimentos. Logo os amigos e colegas de trabalho motivaram-nos para vender os excedentes dessas produções familiares sem-agrotóxicos. Nascia a Familia Orgânica. E por isso leva o nome de Familia, porque nossa vida foi se recheando de relações, amizades, contatos, vizinhos, amigos dos vizinhos, colegas, familiares... todos envolvidos ou interessados nessa prática sustentável, de olhar o futuro com a cor verde.
Ao longo do tempo surgiu o conceito de “parceria”, que não foi simples de criar, transmitir e viver. Uma relação social que exige troca, integração, ética, respeito, flexibilidade, responsabilidade. Uma relação que exige pensar COM o outro, com os grupos, com associações, com governos, com comerciantes, com produtores, com pragmáticos, com sonhadores, com a diversidade que somos. Depois descobrimos que a “parceria” é, para Fritjof Capra,  uma das cinco características básicas da Sustentabilidade. 
E nosso envolvimento com uma forma diferente de ver e viver foi se “des-envolvendo” em nós. Percebemos que cuidar da terra era só o começo de uma longa cadeia de compromissos humanos que precisávamos assumir: divulgar nosso aprendizado, motivar outros com a proposta, dar apoio àqueles que sentiam-se motivados a iniciar sua mudança desde seu próprio espaço de terra, buscar coerência nas pequenas ações que faziam parte da nossa rotina.  Esse foi um árduo caminho onde perdemos parceiros e projetos... mas, também, encontramos novos. Desenvolvemos trabalhos também em nutrição, terapias complementares e consultoria em empresas na área de desenvolvimento humano e organizacional.
Assim iniciaram-se as ações de estudos do meio para escolas, turismo rural, participação em eventos para maior divulgação da proposta, procura de novos parceiros-produtores, assessorias em chácaras e sítios, envolvimento com terapias naturais, profissionais de diversas áreas com o mesmo objetivo de vida: desde nutricionistas, arquitetos, acadêmicos, biólogos, engenheiros, estudantes, apoio a estagiários, participação em atividades de sindicatos rurais. O ciclo começou a ganhar uma dimensão maior que nosso sonho inicial. Já apoiávamos proprietários de terra que assumiam o compromisso com a agricultura orgânica, nos envolvíamos em produção, trabalhávamos em parceria, divulgávamos nossa proposta, ensinávamos nossas descobertas e estudos, divulgávamos e criávamos redes de apoio para os parceiros, transportávamos nossa vivência ao mundo corporativo... e encontrávamos novos amigos e parceiros que nos apoiavam e acompanham no suporte a novos cuidadores da terra (como gostamos de chamar aos proprietários de áreas rurais).
A vida da familia do campo foi preenchendo nossa vida. Suas dificuldades, dores, temores, incertezas, desconfianças... assim como suas alegrias, celebrações, devoções, encantamentos, festas e simplicidade. Queremos um dia poder apoiar ainda mais de perto essa dura vida do campo.
Esticamos nosso tempo para poder participar não só de ações interna, com clientes e parceiros, mas também de tantas quantas iniciativas nos convidavam ou interessavam. Assim, tivemos e temos orgulho de participar da Rede de Agroecologia da Embrapa e da Unicamp, mantemos contato com pesquisadores do IAC, participamos de eventos da área, levamos nossa experiência para quem está longe do campo, mas que almeja criar vinculo com ele: como alguns restaurantes e buffets de São Paulo.
Somos gratos a cada uma das pessoas que conhecemos nessa nossa história, e àquelas que ainda conheceremos. Somos gratos a cada oportunidade que surge de criar relações sustentáveis... relações comprometidas com muito mais que um resultado final, mas comprometidas sim com um caminho de aprendizado e crescimento.
Porque para nós Sustentabilidade é muito mais que "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas" como se falava em 1987; mas um novo modo de com ver, compreender e agir nas relações e no desenvolvimento nos tempos atuais. E assim, não só pela mão do homem, mas pela unidade de forças de todos os seres é que garantiremos o futuro de todos.

Maria Alejandra Alcalá
Terapeuta Social
Família Orgânica

Nenhum comentário:

Postar um comentário